Vida de Gari - “Para ser Feliz basta ser feliz”

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Por: Pedro Cardoso

Lílian Borges Ribeiro, 22 anos, nascida em Uberaba, casada, com duas filhas, trabalha como gari em Uberaba, há dois anos. Estudou somente até a sétima série e parou para ajudar a família em casa. Aos 09 anos trabalhou como dama de companhia, já que sua mãe estava de resguardo e não podia trabalhar. Ela conta também que mesmo trabalhando desde aos nove anos nunca teve carteira assinada. Muito simples e de sorriso solto Lílian abre seu coração e conta qual o segredo da realização profissional e mais; fala que qualquer um pode ser feliz, basta querer. Simples e com vontade de trabalhar a gari é um exemplo de chefe de família. Jovem e sem preocupações comuns de outros jovens da idade dela Lílian também é exemplo desde os adolescentes até mulheres adultas.
Com seu português simplório Lílian diz por que tem orgulho de ser gari.

Por que você escolheu a profissão de gari?
Uai, fui entregar currículo para todas as bandas e apareceu esse serviço para mim trabalhar.

Você tem orgulho de ser gari?
Sim, tenho

Por que você tem orgulho de ser gari?
Porque é um trabalho comum, igualzinho os outros.

Esse sentimento de orgulho é comum entre os outros garis?
Não. Algumas pessoas não querem trabalhar por ter vergonha.

Vergonha exatamente de que?
Porque nós trabalhamos catando lixo e com a roupa suja.

Você já foi humilhada por ser gari?
Não, mas eu já senti vergonha. Mas hoje eu sinto orgulho

Os Uberabenses têm educação ambiental?
Não, as pessoas jogam lixo no chão, destroem as lixeiras, a gente termina de limpar eles vão e jogam lixo em cima.

O que você acha que deve ser feito para melhorar?
Deve ser feito uma lei que multa e proíbe as pessoas de jogarem lixo no chão

Para você, estudar é importante?
Sim, se eu pudesse eu voltava a estudar. As minhas duas filhas estudam, quero que elas tenham um futuro diferente do meu.

Você faria faculdade?
Eu chegava lá (risos). Eu acho muito bonito.

Em que você se formaria?
Eu gostaria de me formar para cuidar dos bebezinhos dos hospitais

Qual o segredo de se realizar profissionalmente?
O segredo é ser feliz, para ser feliz basta ser feliz.

0 comentários:

Postar um comentário