Pioneiro: nome que virou marca

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Por: Vinícius Silva

Vencer as barreiras sociais, eis um exemplo de superação do Administrador de Empresas, Empresário e Supermercadista Wagner dos Reis Silva. Nascido em Veríssimo, Minas Gerais, lembra que aos 15 anos deixou sua cidade natal e veio em busca de um sonho: a melhoria nas condições de vida da família. Proprietário da Rede Pioneiro de Supermercados, ele conta que trabalhou fortemente na realização de seus anseios para conquistar um grande império. Hoje, um dos empresários e cidadãos mais conceituados de Uberaba, segundo pesquisa da Revista Jockey Club de Uberaba, Wagner dos Reis é também um personagem notável por conseqüência da sua história de vida. Um brasileiro que venceu as próprias barreiras sociais, e tornou-se um exemplo de superação.


1) Sua história é bem parecida com a de muitas outras pessoas que durante a infância tiveram uma vida difícil, mas que, com o passar do tempo, conseguiram alcançar seus objetivos. A que se deve tamanho salto?
Deve-se ao fato de sempre querer crescer na vida, pois no local onde morava não tinha como trabalhar e estudar ao mesmo tempo, mas em Uberaba tive essa oportunidade. Nessa cidade, foi a primeira que vesti uma calça nova, sem estar estragada e pude realizar meu sonho de adolescência, que era comprar um motorádio, o micro-system de hoje.

2) O que você destaca como pontos essenciais ou virtudes para uma mudança de vida sócio-econômica e cultural?
Persistência, Dedicação e Comprometimento. É preciso muitas vezes abandonar o lazer em certos momentos da vida, pois se formos conciliar as duas coisas não conseguimos crescer na vida, não chegamos a lugar algum.

3) Como você avalia essa mudança pessoal e profissional?
Muito positiva e que só foi possível contando com muito trabalho e sorte. Fui um “camarada” de sorte! Todos têm a oportunidade um dia. “O cavalo passa arriado para todos e você não pode deixar de montá-lo”. A honestidade é a virtude mais importante do ser humano, é só com ela que conquistamos tudo aquilo que queremos.

4) O relacionamento familiar desde a infância até os dias atuais continua o mesmo?
Positivo. Sim, a família é essencial para o crescimento de qualquer pessoa, em qualquer situação, boa ou ruim. É o nosso apoio, sempre.

5) Há algum desejo não realizado, sonho não conquistado?
Eu quero crescer ainda mais profissionalmente e pessoalmente, mas já avancei bastante. Melhorando cada vez mais o relacionamento com as pessoas, pois isso faz toda a diferença, principalmente a convivência com pessoas diferentes. Tenho o sonho de ser prefeito da minha cidade, Veríssimo.

6) Qual era a sua intenção ao tentar ingressar na carreira política, quando se candidatou a prefeito da sua cidade natal?
O único objetivo era trabalhar em prol dos menos favorecidos em beneficio da sociedade, sem levar nenhuma vantagem financeira ou status social. Este é um dos motivos pelo qual não venci a eleição.

7) Como você analisa o consumismo nos dias de hoje, isso influencia de alguma forma o comércio?
Traz um ganho momentâneo para o comércio, mas uma perda para as pessoas consumistas em excesso, pois se endividam descontroladamente, deve-se guardar ao menos 10% do que se ganha. Devemos viver mais com a realidade que nos cerca e deixar de lado as coisas supérfluas.

8) Você considera Uberaba uma cidade promissora?
Sim, porque está em pleno desenvolvimento e crescimento, tanto pela posição geográfica e quanto pela riqueza do município.

9) No momento, ajuda alguma instituição filantrópica ou participa de algum projeto educativo sem fins lucrativos para a comunidade?
Creche Comunitária Maria Rosa de Oliveira e um asilo em Veríssimo, mais a minha família. Porém, acredito no seguinte ditado: “Não dê o peixe ao homem e sim a vara para pescar”.

10) Como empresário e administrador o que você faz para reverter os efeitos de fenômenos climáticos, como o aquecimento global?
Trabalhar sempre com os pés no chão analisando o presente e o futuro.

0 comentários:

Postar um comentário