“Tia Heigorina”, sustentabilidade cultural.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Por: Mariana Alves

Heigorina Cunha nasceu na cidade de Sacramento, Minas Gerais, filha de Ataliba José da Cunha e Eurídice Miltan Cunha mais conhecida como Sinhazinha. Sobrinha de Eurípedes Barsanulfo, homem importante que fundou o Colégio Allan Kardec, primeiro colégio espírita do Brasil. Era uma criança saudável, mas desenvolveu paralisia infantil e ganhou limitações, pensava de que forma Deus a ajudaria mais de perto, e com toda sua força de vontade de voltar a andar, e sua imensa fé, passou a sentir a presença de benfeitores espirituais, com a fé neles e a força de Deus, chegou à mocidade andando. Pessoa especial que diz ter sido levada à cidade no além, nomeada ‘Cidade Nosso Lar’, onde fez desenhos e procurou entender melhor a mesma, mantendo diálogos com o médium Chico Xavier, quem dava a ela as explicações necessárias sobre essa curiosa cidade por ela visitada. Tia Heigorina faz parte da cultura de Sacramento, por ser sobrinha de Eurípedes, e ser uma pessoa marcante do espiritismo devido a manter viva a tradição de visitações em sua Chácara, recebendo pessoas do mundo inteiro, para fazerem juntas suas orações.


Mariana - Sabemos que hoje para Sacramento, é referência aos espíritas de todo o mundo, mantendo viva a memória de seu tio Eurípedes, e sempre levando adiante muita caridade. Como se sente em relação a isto?
Heigorina - Sinto-me feliz, por trazer desde a infância, uma prova difícil, e ter Ele (Eurípedes) no Plano Espiritual um Benfeitor amigo.
A progressão é de meus pais...
Meu anjo maternal, Sinhazinha, sendo irmã e trabalhando doze anos com tio Eurípedes, nos colocou nas tarefas, que nos compete até hoje, e que do “Plano Maior” continua coordenando o trabalho da Seara de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Mariana - Falar em “Tia Heigorina”, para muitos é sinônimo de acolhimento, de visitação e de paz espiritual. Acredita que as pessoas que passam por aqui, levam seu espírito aliviado?
Heigorina - As pessoas que se aproximam, tratando carinhosamente de tia, é que nos transmite esta paz de Jesus, que nos afirma: Minha paz vos dou, a minha paz vos deixo.

Mariana - Sabemos que sofreu um tempo de paralisia infantil, mas já chegou à mocidade andando, e que foi pela confiança de pensamento, confiança em Deus, e a ajuda de benfeitores espirituais que isso foi possível. Como descreveria esta ajuda desses benfeitores?
Heigorina - Não só tive a alegria de ter o tio Eurípedes nos auxiliando, até hoje, na trajetória da vida, como também o abnegado médico espiritual Dr. Bezerra de Menezes, a quem sou devedora eterna e grata.

Mariana - A senhora acredita que qualquer pessoa pode ser ajudada por esses benfeitores espirituais desde que tenha fé?
Heigorina - A fé, disse o Cristo: “Transporta montanhas”. Estas pessoas têm fé Nele (Eurípedes), e no “pedi e obtereis”; o qual disse Jesus, sendo Ele o apóstolo do Cristo, socorre a todos que pedirem com fé.

Mariana - Tempos depois à morte de sua mãe, diz ter tido uma experiência muito profunda de um espírito levá-la a cidade “Nosso Lar”, como poderia nos descrever esta experiência?
Heigorina - Uma experiência maravilhosa, onde vi a cidade com alguns detalhes, que guardei ao despertar em pleno amanhecer, quando o Espírito que me acompanhava convidou-me a regressar a terra.

Mariana - Alguma vez, sentiu medo de não acordar desse sonho onde visitou este outro plano?
Heigorina - (Risos) Quem me dera não acordar, não voltar de lá.

Mariana - Depois desta visita a cidade “Nosso Lar”, sabemos que a desenhou duas vezes, qual era exatamente a diferença entre os dois desenhos?
Heigorina - Não fiz dois desenhos de “Nosso Lar”, trouxe o primeiro que é uma planta completa e depois os detalhes. Por ser uma “Cidade Espiritual” não dá para fazê-la toda.

Mariana - Em um dos desenhos que fez, disse ser a ‘planta baixa’ da mesma, o que seria isso?
Heigorina - A planta baixa da cidade é o desenho do foco somente da parte mais importante da cidade, a parte que tem o formato da estrela, em que cada ponta caracteriza-se um Ministério.

Mariana - Quando levou este desenho até Chico Xavier, ele disse ser o Plano Piloto, como definiria isso aos leitores?
Heigorina - É justamente esta ‘planta baixa’, onde é o foco principal da cidade onde se encontram os Ministérios, sendo eles: Ministério da Regeneração; Ministério do Auxílio; Ministério da Comunicação; Ministério do Esclarecimento; Ministério da Elevação; Ministério da União Divina.

Mariana - Podemos considerá-la médium, devido a estas experiências, quais os tipos de mediunidades?
Heigorina - Referindo à mediunidade, todos nós somos médiuns. A mediunidade não é de seitas e sim o sexto sentido do ser humano. Uns tem mais acentuado outros menos. É um dom divino!

Mariana - Para as pessoas que não são da doutrina espírita, mas que se interessam pelo assunto, como poderia descrevê-la, diante destas experiências incomuns?
Heigorina - A terra é um planeta que tem o dia e a noite. No período noturno a “Alma” está semi-liberta e pode visitar o Plano Espiritual, enquanto o veículo físico dorme, e assim trazer todas estas revelações ou simplesmente visitar o Mundo Maior.
Alguns trazem recordações, outros não.

Mariana - Sabemos que todos os anos durante os dias de carnaval, Lima Duarte vai até sua chácara, ele vem apenas pelas orações, ou também por conhecê-la e gostar de visitá-la?
Heigorina - Lima Duarte é nosso conterrâneo e adora vir à nossa Sacramento, em seu berço natal, orar e estar com todos recebendo esta vibração de amor, e respeita muito a memória de tio Eurípedes, declama o poema Deus, com muita emoção.
Adora ir também ao Desemboque, onde nasceu.

0 comentários:

Postar um comentário