Escrivão a mola mestre da Delegacia

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Por: Tiago Maiolino

Luiz Augusto de Deus, escrivão da policia civil há dez anos ocupou o cargo de chefe dos escrivães, hoje aposentado e ainda em atividade na 15ª DRSP de Minas Gerais, o mais antigo servidor público da delegacia de policia de Uberaba/MG, concedeu esta entrevista ao Revelação, falando do seu dia-a-dia no trabalho, em prol da sociedade uberabense, onde iniciou sua carreira em 1981 e aposentou em 2009.


Tiago Maiolino - O QUE LEVOU O SENHOR A INGRESSAR NA CARREIRA DE POLICIA CIVIL?
L A D - Na ¬¬¬¬¬época os meus pais passavam por um período muito difícil, cheio de recessão e repleto de inflação monetária, sendo que as oportunidades de trabalho estavam cada vez mais escassas e quando surgiu a abertura do concurso público, isso no mês de setembro de 1980, resolvi inscrever-me e tive sorte em ser aprovado e abraçar a carreira de escrivão de polícia.

Tiago Maiolino - EM SUA OPINIÃO O CARGO DE ESCRIVÃO É ESTRESSANTE?
L A D - Toda a profissão e todo o ofício têm suas nuances positivas e negativas. E cansativo às vezes o desempenho da função, porém, devemos ter sempre o cuidado de saber dissociar uma coisa da outra e não deixar com que o exercício da função se torne um stress, sendo antes de tudo, muito prazeroso e gratificante.

Tiago Maiolino - É POSSIVEL IDENTIFICAR O BOM FUNCIONÁRIO DENTRO DE UMA CORPORAÇÃO, COMO A POLÍCIA CIVIL?
L A D – O bom funcionário se destaca dos demais, sendo fácil a sua identificação.

Tiago Maiolino - QUE BALANÇO O SENHOR FAZ DO SEU TRABALHO FRENTE À DELEGACIA?
L A D – Um balanço positivo, pois procuro executar meu trabalho com responsabilidade, competência e honestidade.

Tiago Maiolino - QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A UNIFICAÇÃO DAS POLICIAS NO BRASIL?
L A D – Extremamente benéfica. Nos países de primeiro mundo a experiência já foi vivida e implantada, tendo apresentado bons e ótimos resultados.

Tiago Maiolino - O ESTADO CUMPRE COM EFICIENCIA SUA OBRIGAÇÃO, NO FORNECIMENTO DE MATERIAIS E ARMAS PARA A POLÍCIA?
L A D – A demanda de recursos para a dotação material é muito grande. Nos tempos anteriores, às vezes sofríamos com a falta de equipamentos, hoje, entretanto, isso não acontece e tanto a polícia militar quanto a polícia civil, tem recebido toda a atenção nesse aspecto.

Tiago Maiolino - O POLICIAL EM MINAS GERAIS PODE SE CONSIDERAR SATISFEITO COM SEU SALÁRIO, COMPARANDO AO DE 15 ANOS ATRÁS?
L A D – Hoje sim é satisfatório, mas em quinze anos atrás nós não ganhávamos nem dois salários mínimos.

Tiago Maiolino - COMO É A RELAÇAO VOLUME DE TRABALHO COM O PRAZO PARA SE CUMPRIR AS FORMALIDADES DE UM INQUERITO POLICIAL?
L A D – A criminalidade está crescendo a níveis assustadores e tem sido muito difícil dar acompanhamento par e passo a todas as diligências resultantes das investigações.

Tiago Maiolino - AS INTIMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA AS PESSOAS ENVOLVIDAS NO INQUERITO POLICIAL PODEM SER FEITAS DIRETAMENTE PELO ESCRIVÃO OU TEM DE SER FEITAS POR UM DELEGADO?
L A D – Pela norma vigente, a autoridade policial, ou seja, o Delegado de polícia é quem deve assinar os documentos nesse sentido, cabendo ao agente, sair a campo e dar-lhe o cumprimento

0 comentários:

Postar um comentário