Enquete: Você usa redes socias para divulgação?

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Por: Rona Abdalla

Você já utilizou ou utiliza redes sociais para divulgar ou vender algo? Acredita que é uma forma útil e rápida?

“Utilizo para divulgar o meu trabalho de designer e arte finalista e já consegui muitos clientes através desse meio. Acho uma forma muito útil e rápida de se espalhar e acredito que todas as divulgações em mídias são válidas”.
Jaqueline Nomeline, 26 anos, estudante do 7º período de Publicidade e Propaganda.

“Eu nunca divulguei nada através da internet, mas já fui a festas e eventos e recebi o convite através do Orkut ou então vi em alguma comunidade. É importante sim, tem que divulgar mesmo, às vezes as festas que são divulgadas só no boca a boca não dão tanta gente quanto nessas que são divulgadas pelo Orkut, por email, Twitter e todos esses lugares que dá para avisar!”.
Soraya Nunes Borges, 21 anos, estudante do 5º período de Fisioterapia.

“Sim! Para divulgar os Projetos do Cine Brasil e do Comunica.doc, além da CAU que eu também faço parte. Uso Email, Facebook, Twitter, Blog e MSN para divulgar os projetos, e te falo que é importante porque antes divulgávamos somente pelo mural de recados porque não usávamos nenhum desses meios e às vezes não ia ninguém. Assim que eu comecei a usar para esse fim, uma semana depois, foram 60 pessoas na sessão. A gente percebe que o dia que eu divulgo menos, vem menos pessoas. Então, eu vejo que há um link com a divulgação e o tanto de gente que aparece”. Alliny Araujo, 25 anos, estudante do 6º período de Jornalismo.

“Eu não uso e, para mim não faz diferença alguma, já que sempre que eu quero divulgar algo, eu ligo para pessoa ou então falo pessoalmente. Nunca precisei e, para ser sincera, eu nem gosto muito de computador. Só uso quando não tem jeito mesmo, por exemplo, para ligar pra minha família que mora em Araguari. Fica muito mais barato do que se eu usasse o telefone convencional todos os dias. Eu também sou meio analógica, não sei mexer muito nessas coisas. Mas acredito que para algumas pessoas pode ter sua utilidade, por ser proveitoso esse espaço na internet, mas não é o meu caso”.
Elaine M. Rocha Tavares, 31 anos, estudante do 3º período de Engenharia de Produção.

“Eu uso. Uso pra divulgar minha banda. O Twitter eu uso para divulgar show. Facebook para divulgar a banda e o Myspace para enviar as músicas. E ajuda muito na divulgação porque você pode ser independente e fazer sua música sem precisar de uma gravadora.”
Gabbe Camargo, 19 anos, estudante do 1º período de Publicidade e Propaganda.

Olhar de Repórter:
Escolhi a pergunta para enquete por causa da matéria que fala sobre o site MeAdicona.com, que agrupa em uma só página todos os perfis de usuários em redes sociais. Na Matéria, fala o quanto essas redes tem sido importante para as assessorias de imprensa que usam para divulgar os trabalhos e clientes.

Eu acredito que realmente é muito importante o uso das redes e esse site é de grande utilidade. Mas conseguir as respostas, não foi nada fácil. Conversei com várias pessoas e, é incrível como é difícil conseguir boas respostas. Senti existe um receio de falar, vergonha, não sei bem o que é, mas que não desenvolvem o assunto, isso é fato! Como eu disse antes, de várias pessoas, poucas com boas respostas que pôde ser útil. Mas eu gostei da “experiência”, deu pra sentir um pouco na pele o que o pessoal passa pra conseguir uma coisa boa para o leitor.

0 comentários:

Postar um comentário