Enquete: O jornal impresso manipula a opinião?

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Por: Sarah Franciele da Silva - 3º período

Você acredita que o jornalismo impresso manipula a opinião pública?

“Sim. Não só a imprensa, a imagem conta muito para mudar a opinião das pessoas. Elas acreditam no que veem. Nós somos muito manipulados por tudo.”
Alessandra Souza Carvalho, 19 anos, estudante do 1º período de Direito

“Sim. Muitas pessoas acreditam fielmente no que lêem em jornais e revistas, sem ter um senso crítico. Assim, a imprensa consegue manipular a opinião das pessoas.”
Ana Paula Silva Alves, 24 anos, estudante do 4º período de Publicidade e Propaganda

“Não. O jornalismo ou a mídia influenciam o indivíduo, mas não manipulam e sim dão opções de escolha. O leitor e o consumidor que vai decidir o que ler e consumir, formando assim sua própria opinião.”
Peterson Parro Da Silva, 18 anos, estudante do 1º ano de Arquitetura e Urbanismo

“Sim. Porque muitas vezes acreditamos no que lemos no jornal, sem procurar saber se aquele fato é realmente verídico. A imprensa consegue manipular a opinião pública tanto para o lado positivo, quanto negativo, pois nossa opinião depende do ponto de vista que nos é imposto e a imprensa consegue manipular as pessoas através de palavras e imagens.”
Tamira Silva Xavier, 18 anos, estudante do 1º período de Administração

“Sim. Toda mídia, hoje, no Brasil, como em todo mundo, de certa forma manipula a sociedade, pois sempre há um interesse, até mesmo político, de passar a notícia para as pessoas de maneira que querem de enxerguemos os fatos.”
Luciano Fernandes Do Nascimento ,19anos , estudante do 3º período de Direito

“Não. O jornalismo traz informações e mecanismos com uma visão ampla e globalizada. Através disto, surge a opinião, mas, não manipula e sim forma.”
Aline Cristina Doro, 20 anos, estudante do 5º período de Direito

Olhar de repórter:
A idéia da enquete saiu da matéria sobre o título ”Os jornais e os seus leitores” de Vinícius A. de Lima publicado em 04/05/2010 no observatório da impressa. Segue o link: Observatório da Imprensa.

Sentimento de repórter:
Sobre o texto de Vinícius criei a enquete, que ao pegar as pessoas de surpresa gerou muita polêmica para responder a pergunta, foi um pouco difícil; pois muitos não sabiam explicar sua reposta do por que, sim ou do por que não, então me preparei melhor e deixei que elas respondessem no papel sua opinião, o sentimento foi de o quanto é importante saber a opinião das pessoas e a visão que cada uma tem sobre um mesmo tema, a satisfação de ser intermediária da opinião pública é ótimo a sensação de saber que o papel do jornalista é de suma importância para transmitir a opinião da sociedade

0 comentários:

Postar um comentário