Introdução ao Jornalismo - aula 16

quinta-feira, 25 de março de 2010

Nessa segunda-feira, o último grupo apresentou o trabalho: Jornalismo no mundo. A apresentação foi no anfiteatro da Universidade. Ao final, Indiara comentou sobre a prova que vai aplicar na próxima semana, ela divulgou o que poderá cair e disponibilizou no “xerox” da Uniube, materiais complementares a matéria do caderno.

SOBRE O JORNAL

Jornal é um meio de comunicação impresso, geralmente um produto derivado do conjunto de atividades denominado jornalismo.

As características principais de um jornal são: o uso de "papel de imprensa" - mais barato e de menor qualidade que os utilizados por outros materiais impressos; a linguagem própria - dentro daquilo que se entende por linguagem jornalística; e é um meio de comunicação de massas - um bem cultural que é consumido pelas massas.

Os jornais têm conteúdo genérico, pois publicam notícias e opiniões que abrangem os mais diversos interesses sociais. No entanto, há também jornais com conteúdo especializado em economia, negócios ou desporto, entre outros.

A periodicidade mais comum dos jornais é a diária, mas existem também aqueles com periodicidade semanal, quinzenal e mensal.

O jornal foi o primeiro - e, por muito tempo, o principal - espaço de atividade profissional do jornalismo.

FINANCIAL TIMES

Financial Times, ou simplesmente FT, é um jornal internacional de negócios com sede no Reino Unido. É impresso num papel diferente, cor-de-rosa salmão. É considerado um jornal de elevada reputação, sendo um dos jornais mais lidos por líderes empresariais. É freqüentemente apontado como uma das melhores fontes de noticias no que toca a União Européia, o Euro e as corporações européias.

O Financial Times é publicado pela manhã em Londres, cidade que tem uma forte influência sobre as políticas econômicas do governo britânico. O jornal é conhecido como "periódico superior do Reino Unido". O jornal é impresso em 23 cidades, em três edições diárias: a edição do Reino Unido, dos Estados Unidos da América e da Ásia. Seu principal rival é o Wall Street Journal outro periódico diário de comércio de Nova Iorque, que também publica muitas edições.

A edição européia é distribuída no continente europeu, no leste médio da Europa, na África e na Ásia. Ele é impresso de segunda-feira a sábado em cinco pontos estratégicos da Europa.

FOLHA DE SÃO PAULO

Fundada em 19 de Janeiro 1921, com o nome original de Folha da Noite por Olival Costa e Pedro Cunha, o jornal foi comprado na década de 1960 pelos empresários Octavio Frias de Oliveira e Carlos Caldeira Filho, que o rebatizaram para Folha de S.Paulo. a Folha é, desde a década de 80, o jornal mais vendido no país (no ano passado, a circulação média foi de 302 mil exemplares em dias úteis e 365 mil aos domingos). O crescimento foi calcado nos princípios editoriais do Projeto Folha: pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência. Organizado em cadernos temáticos diários e suplementos, tem circulação nacional. Foi o primeiro veículo de comunicação do Brasil a adotar a figura do ombudsman (Profissional contratado pela empresa que tem a função de receber críticas, sugestões, reclamações e deve agir em defesa imparcial da comunidade) e a oferecer conteúdo on-line a seus leitores.

LE FIGARO

Le Figaro, fundado em 1826, ainda sob Charles X, é um influente e importante jornal francês, o mais antigo ainda hoje publicado. Recebeu o nome do personagem de Beaumarchais. Sua sede se encontra no 14, boulevard Haussmann, no 9e arrondissement (bairro) de Paris. É um jornal nacional que faz parte do grupo Socpresse, o primeiro da França no setor de imprensa, grupo inteiramente controlado pelo seu presidente, Serge Dassault, grande industrial francês e senador-prefeito de Corbeil-Essones.

LE MONDE

Le Monde é um importante jornal francês distribuído em várias partes do mundo. Le Monde é o jornal francês de maior prestígio internacional. Variedade de informações e articulistas respeitados além de uma postura política “independente” fazem a essência de um jornal de estilo sóbrio.

Fundado em 1944 por Hubert Beuve-Méry, sua estrutura interna é bem diferente da maioria das empresas jornalísticas, pois seus redatores possuem 40% do seu capital. Seu formato sofreu modificação atualmente com grande avanço na programação visual deixando de ter um aspecto de textos extensos e analíticos através da inserção de logotipo, mais fotos e textos menos extensos.

É um jornal distribuído diariamente

THE NEW YORK TIMES

O The New York Times é um jornal de circulação diária, internacionalmente conhecido, publicado na cidade de Nova Iorque e distribuído nos Estados Unidos e em muitos outros países. Pertence à The New York Times Company, que também publica outros jornais de grande circulação como o International Herald Tribune e o The Boston Globe e controla outros dezesseis jornais e cinquenta sites.

O jornal foi fundado em 18 de setembro de 1851 por Henry Jarvis Raymond e George Jones. Raymond também auxiliou na fundação da Associated Press em 1856. Originalmente o jornal circulava, em edições matutinas, todos os dias, menos no domingo. Durante a Guerra Civil Americana o NYT passou a circular também no domingo, juntamente com outros grandes jornais diários da época.

THE WALL STREET JOURNAL

O The Wall Street Journal é um jornal publicado na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, com tiragem média 2,6 milhões/ ano de exemplares. O Wall Street Journal foi por muitos anos o jornal de maior circulação nos Estados Unidos, tendo sido ultrapassado pelo USA Today. Atualmente o periódico é propriedade da Dow Jones & Company.

WASHINGTON POST

O The Washington Post (literalmente "o correio de Washington"), mais conhecido por Washington Post, ou até mesmo por Post, é um dos maiores e talvez o mais velho jornal em Washington, a capital dos Estados Unidos da América, localizada no Distrito de Colúmbia, entre os estados de Maryland e Virginia.

O periódico ganhou fama mundial no começo dos anos setenta por sua investigação do caso Watergate, realizada pelos repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein, grandes responsáveis pelo fim do mandato de Nixon na presidência. Por este feito, o Post ganhou o prêmio Pulitzer por serviço público.

O Post é um dos líderes no jornalismo diário dos Estados Unidos, ao lado do The New York Times, conhecido por suas reportagens variadas e cobertura internacional; do The Wall Street Journal, conhecido por suas reportagens financeiras; e do Los Angeles Times. O Post, previsivelmente, distingui-se pela reportagem dos trabalhos da Casa Branca, do congresso, e outros aspectos do governo norte-americano.

Diferentemente do New York Times e do The Wall Street Journal, contudo, o Post se considera um jornal regional, e atualmente não imprime uma edição nacional diariamente para distribuição longe da costa oeste. Entretanto, o Post publica a edição National Weekly Edition (edição semanal nacional), que combina histórias da semana inteira. A maioria dos leitores do Post está localizada no Distrito de Columbia, nos subúrbios de Maryland e Virginia.

1 comentários:

Pedro Neto disse...

Salve Salve Pessoal!

A Indy pediu pra avisar para todos os alunos de jornalismo do primeiro periodo que os materias para a prova já está disponivel no xerox.

Livro - Tecnica de codificação em Jornalismo.
Autor - Mario Erbolato
Cap 3 - Noticia,materia prima do Jornalismo.
Pag. - 49 - 62


Livro - Linguagem Jornalistica
Autor - Nilson Lage
Cap 2 - O texto Jornalistico
Pag. - 34 - 51

Estou a disposição para qualquer dúvida

Pedro

Postar um comentário